terça-feira, 20 de julho de 2010

Risoto de Queijo

(para 2 a 3 pessoas - tempo de preparo cerca de 30 min.)
Ingredientes:

1 xícara de chá de arroz arbório
1 cálice de vinho branco de boa qualidade (mais ou menos 100 ml)
3 xícaras de chá (aproximadamente) de caldo de frango fervente (de preferência feito em casa)
1 ½ colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite extra virgem
½ xícara de chá de cebolas bem picadas
1 colher de chá de alho espremido ou processado
1 xícara de chá de queijo ementhal, gruyère ou mazdam ralado grosso
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado fino
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
pinholes ou amêndoas fatiadas torradas, salsinha picada finamente para polvilhar

Modo de preparar:

Torrar os pinholes ou amêndoas colocando-os numa frigideira aquecida e mexendo de vez em quando até apresentarem uma cor dourada. Reservar.

Coloque o caldo de frango numa panela e ferva. Mantenha-o fervente durante o preparo do risoto.

Numa panela aquecida derreter uma colher de manteiga (reservar o restante para acrescentar no final) e colocar o azeite, aquecendo em fogo baixo. Acrescentar a cebolas fritando-as em fogo baixo até começarem a dourar, acrescente o alho e frite mais um pouco sem deixar dourar demais.

Colocar o arroz, sem lavá-lo, fritar em fogo médio por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Acrescentar o vinho branco, continuar mexendo até que o álcool evapore.

Sempre mexendo, colocar 1 a 2 conchas do caldo no arroz. Quando começar a secar coloque mais uma porção de caldo, repetindo o processo até o cozimento do arroz. O arroz deve ficar ao dente, ou seja não muito cozido.

Após o cozimento acrescentar os queijos e temperar com o sal e a pimenta do reino, mexer bem para incorporar, desligar o fogo, acrescentar a manteiga restante e mexer novamente. Tampar a panela e deixar descansar por 3 minutos.

Colocar o risoto numa travessa, salpicar os pinholes ou amêndoas torradas e a salsinha. Servir imediatamente.

Observações:

- O segredo de um bom risoto é colocar o caldo aos poucos e mexer continuamente, isso faz com que o amido do arroz se solte, fazendo com que fique cremoso.

- O caldo a ser usado pode ser feito em casa ou em cubinhos, obviamente o feito em casa fica mais saboroso, saudável e nutritivo. Se usar cubinhos diminua a quantidade de sal na hora de temperar, pois normalmente esse ingrediente já contém sal.

- Para se fazer risoto é obrigatório o uso de arroz arbório ou outro específico para risoto. Usando o arroz comum teremos um prato de arroz incrementado, mas não será risoto, pois esse tipo de arroz tem menos amido e não ficará cremoso.

Adaptado por Lucília Giordano a partir da receita de risoto a três queijos de Jamie Oliver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário