terça-feira, 20 de julho de 2010

Creme de Cebola Gratinado

(para 2 pessoas - tempo de preparo cerca de 1 hora, mais o tempo de forno para gratinar)
Ingredientes:

2 xícaras de chá de cebola picadas
1 litro de caldo claro de carne (de preferência feito em casa)
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de alho espremido ou processado
1 colher de chá de açúcar
200 ml de creme de leite
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
8 fatias de queijo ementhal, gruyère ou mazdam
8 torradas pequenas
2 colheres de sopa queijo parmesão ralado fino para polvilhar

Modo de preparar:

Numa panela aquecida derreter a manteiga e colocar o azeite, aquecendo em fogo baixo. Acrescentar a cebolas e polvilhar o açúcar. Fritar em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando até começarem a dourar (cerca de 20 a 30 minutos), acrescente o alho e frite mais um pouco sem deixar dourar demais.

Colocar a farinha e fritar em fogo baixo por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Acrescentar metade do caldo de carne, continuar mexendo até engrossar. Retirar do fogo e bater no liquidificador ou mixer manual, até que toda a cebola esteja processada.

Recolocar no fogo e acrescentar o restante do caldo de carne, mexendo até ser incorporado. Temperar com o sal e a pimenta. Ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Acrescentar o creme de leite, mexer até ser incorporado. Deixar aquecer bem sem ferver e desligar o fogo.

Aquecer o forno em temperatura alta, enquanto prepara as cumbucas.

Preparar duas cumbucas de barro, colocando no fundo de cada uma 4 torradas e 4 fatias de queijo. Despejar o creme de cebolas e polvilhar o queijo ralado.

Levar ao forno quente até gratinar. Sirva em seguida.

Observações:

- Para servir mais que duas pessoas, calcule as proporções de ingredientes por pessoa baseando-se nas quantidades dessa receita.

- A cebola deve ser frita vagarosamente para que cozinhe antes de fritar, com isso ficará mais tenra. O açúcar ajuda a tirar a acidez da cebola, tornando o caldo mais apetitoso.

- Se preferir manter a cebola em pedaços, corte as cebolas em rodelas finas e não bata no liquidificador.

- O caldo claro de carne é obtido utilizando coxão duro. O caldo pode ser feito utilizando cubinhos, mas o feito em casa fica mais saboroso, saudável e nutritivo. Se usar cubinhos diminua a quantidade de sal na hora de temperar, pois normalmente esse ingrediente já contém sal.

Lucília Giordano

Nenhum comentário:

Postar um comentário