terça-feira, 20 de julho de 2010

Peixe com Tomatinhos

(para 4 pessoas - tempo de preparo cerca de 40 min. incluindo tempo de preparo dos ingredientes)
Ingredientes:

800 gr. de filet peixe firme ou 6 filets médios (badejo, espada, atum, bacalhau fresco)
1 pacote pequeno de tomatinhos, sem sementes e cortados ao meio
1 xícara de chá de cebolas bem picadas
100 ml de vinho branco seco (de boa procedência)
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de alho espremido ou processado
1 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço e cortadas ao meio (prefira as azeitonas menores e mais rígidas)
2 colheres de sopa de alcaparras
1 xícara de chá de salsinha picada finamente
1 colher de sopa manjericão fresco picado
pimenta do reino moída na hora e sal a gosto

Modo de preparar:

Temperar o peixe com o alho, um pouco de sal e a pimenta do reino. Deixar marinando enquanto frita as cebolas e os outros ingredientes.

Aquecer uma wok, colocar o azeite e deixar esquentar bem. Frite as cebolas até começarem a dourar. Acrescentar as azeitonas e as alcaparras, fritando mais um pouco. Colocar o peixe e deixar fritar de um lado por cinco minutos (se os filets forem grossos deixar um pouco mais), virar os filets, acrescentar o vinho branco a salsinha, o manjericão e os tomatinhos. Temperar com um pouco sal e pimenta do reino. Deixar o vinho evaporar um pouco por cerca de cinco minutos, retirar do fogo e servir.

Observações:

- Para reconhecer quando o peixe deve ser virado, observe que ele começa a ficar com as bordas esbranquiçadas. Vire com cuidado para não quebrar os filets.

- Quando usar a wok, sempre aqueça-a antes de colocar qualquer ingrediente, isso ajuda a não grudar os ingredientes.

- Quando for colocar as cebolas para fritar abaixe o fogo e frite-as lentamente, assim elas fritam uniformemente e é mais fácil controlar o ponto de fritura.

- Depois que virar os filets, não mexa muito, procurar espalhar os outros ingredientes de forma uniforme, para que fique bonito e cubra todos os filets. Cuidado com o sal, pois as alcaparras e as azeitonas já são bastante salgadas.

- Esse prato pode ser servido na própria wok quando o evento for informal, observar apenas que a panela deve estar limpa por fora e nas bordas internas. Usar papel toalha para limpá-la. Se for servir em travessa, retire o peixe com bastante cuidado para não quebrar os filets e coloque o molho por cima.

- Se desejar que o molho fique um pouco mais encorpado, passe os filets rapidamente na farinha de trigo antes de colocá-los na wok, mas não deixe uma camada muito grossa de farinha, se não demoram mais para cozinhar e não incorporam o molho.

- Normalmente sirvo esse prato com uma salada de entrada, que pode ser feita com folhas verdes, kani ou carne de siri ou camarões, aspargos ou outros vegetais de sua preferência (só não use tomates, pois serão servidos no prato principal). Para acompanhar o peixe: arroz branco, um legume refogado ou puxados na manteiga ou batata sautê. Como o molho do peixe tem sabor forte, os acompanhamentos devem ser mais suaves. Também prefira acompanhamentos que possam incorporar o molho.

Receita adaptada de outra obtida em programa de culinária da GNT, as observações são de Lucília Giordano

Nenhum comentário:

Postar um comentário