terça-feira, 20 de julho de 2010

Caldinho de Feijão

(para 6 pessoas - tempo de preparo cerca de 1 hora, mais o tempo de molho do feijão)

Ingredientes:

1 xícara de chá de feijão mulatinho ou outro de sua preferência (que tenha um caldo mais escuro)
4 xícaras de chá de água
1 ou 2 folhas de louro
1 paio pequeno
½ xícara de chá de cebolas bem picadas
1 colher de sopa de alho espremido ou processado
1 ½ xícara de chá de bacon picado
1 cálice de pinga de boa qualidade (mais ou menos 80 ml)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 xícara de chá de salsinha e cebolinhas picadas finamente
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparar:

Escolher e lavar muito bem o feijão. Colocá-lo de molho em água fria por 4 horas. Escorrer e colocar o feijão numa panela de pressão com a água, o paio sem pele e as folhas de louro. Tampar a panela e levar ao fogo alto até a válvula da pressão começar a fazer barulho, abaixar o fogo de cozinhar por cerca de 30 minutos. Abrir a panela e verificar se o feijão está cozido, se necessário retorne ao fogo para completar o cozimento por mais alguns minutos. Reserve.

Numa panela aquecida colocar o azeite e ½ xícara de bacon picado, abaixar o fogo e fritar o bacon. Quando estiver crocante, retirar o bacon da panela com uma escumadeira e colocá-lo na panela do feijão. No azeite e gordura do bacon que ficaram na panela, fritar as cebolas em fogo baixo, quando estiverem começando a dourar, acrescentar o alho e fritar mais um pouco sem dourar demais. Depois de fritos despeje tudo na panela de feijão, acrescente a pinga e tempere com o sal e a pimenta. Leve ao fogo novamente e fervendo por 10 minutos. Deixe esfriar um pouco, retire o paio e bata no liquidificador até obter um caldo homogêneo. Passe por uma peneira e aqueça antes de servir.

Frite o bacon restante com um pouco de azeite, escorra bem.

Corte o paio em fatias finas.

Coloque a salsinha e as cebolinhas, o bacon e o paio em potinhos separados e sirva como guarnição.

Se desejar pode acrescentar nas guarnições um potinho com pimenta vermelha em molho ou picada no azeite, para os que apreciam uma comida mais "quente".

Sirva o caldinho de feijão em canecas com alça.

Observações:

- O feijão novo cozinha mais depressa e fica com um caldo mais grosso ao ser preparado. Para reconhecer se o feijão está novo, ele deve ter grãos brilhantes, se estiverem opacos com aparência de sujos, podem ser mais velhos. Isso não significa que não podem ser consumidos, mas devem ser deixados mais tempo de molho antes do cozimento e deve-se utilizar a mesma água do molho para cozinhá-los, isso tornará o caldo mais grosso.

- O bacon a ser utilizado como acompanhamento ou guarnição deve ter mais carne do que gordura. Para que fique crocante deve estar bem seco antes da fritura.

- O caldinho também pode ser feito com feijão preto e ficará ótimo como entrada de uma feijoada. Nesse caso a guarnição de bacon pode ser dispensada.
Elaborado por Lucília Giordano a partir de várias receitas pesquisadas. Testado e aprovado pela família e pela vizinhança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário